Biografia do autor

Nizaor Ennes, nasceu em Wenceslau Brás, no interior do Paraná em 1959.

Iniciou estudos primário e fundamental  em Curitiba-PR.
Formado em Técnico em Eletrônica pelo CEFET-PR em 1982.
Iniciou os estudos  musicais ainda na década de 1980, em Curitiba.

Interessou-se pelo oboé após algumas audições de música pop orquestrada, em arranjos da Orquestra de Paul Mauriat. Interessou-se pelo fagote após ter assistido o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Estudou com Leonardo Fuchs, Fernando Thá Filho e Paulo Barreto.
Devido compromissos profissionais não conseguiu completar os estudos de oboé.

Em 1991 passou no concurso para o curso técnico de oboé na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mas teve de desistir  no ano seguinte por mudar de domicílio devido o trabalho. Após mais de 10 anos sem estudo de música, retornou ao estudo de oboé com Lyscenia Durazo em Joinville-SC, incentivado pelo Pr Hermann Ziel, curador do Museu da Música de Timbó-SC.

Durante os 10 anos sem estudar oboé, colecionou vários artigos sobre a história do instrumento, artigos que hoje formam a base deste site.

Em 1997 ingressou na Casa da Cultura em Joinville-SC estudando Teoria Musical e atuando na Orquestra Jovem do Colégio Bom Jesus com Júlio César Vargas, deixou os estudos no ano 2000 devido transferência profissional.

Atualmente atua como Técnico de Telecomunicações na cidade de Itajaí-SC,  estuda oboé com João Carlos Lino, oboísta da Sinfônica Jovem de São Caetano-SP e fagote com Henriette Hilbrecht em Joinville-SC. Coleciona oboés antigos, tendo resgatado em 2012 o primeiro oboé que possuiu, um P.Riva & Gherardi  di Ferrara, fabricado por volta de 1888.